Patagônia Chilena: Onde ficar em Torres del Paine

Saber onde você vai ficar em Torres del Paine, uma das paisagens mais cobiçadas da Patagônia Chilena, é um dos itens mais importantes do planejamento para os seus dias de aventura dentro do parque, já que essa escolha influencia diretamente no orçamento, nas atividades que você poderá fazer e até mesmo no peso da mochila que você carregará nas costas.

Em termos práticos, se você vai à Torres del Paine para se desafiar nos circuitos O (traçado vermelho e laranja no mapa) ou W (traçado vermelho no mapa), você terá que escolher entre os refúgios de montanha ou as áreas de camping pagas e gratuitas, distribuídos ao longo dos trajetos dos circuitos.

Mas, se você planeja ir à Torres del Paine pra relaxar em meio à natureza e curtir as paisagens sem nenhum compromisso com longas caminhadas, vai encontrar hotéis com estrutura mais completa próximo às entradas do parque, que serão a base perfeita para você explorar o parque em um ritmo mais contemplativo.

Mapa do Parque Nacional Torres del Paine – Créditos: Las Torres

Para te ajudar a escolher as melhores opções para se hospedar em Torres del Paine de um jeito que combine mais com o ritmo da sua viagem, separamos esse post em quatro grandes sessões. São elas:

  • Guia Rápido;
  • Refúgios e campings ao longo dos circuitos W e O;
  • Onde ficar em Torres del Paine se você não vai percorrer os circuitos W e O;
  • Vale a pena se hospedar em Puerto Natales?

Guia Rápido

Se você estiver com pressa, segue um guia prático e rápido pra se orientar e escolher onde ficar em Torres del Paine, de acordo com o objetivo da sua viagem:

  • Refúgios e Campings em pontos estratégicos dos Circuitos W e O: as empresas Las Torres e Vértice Patagonia são as proprietárias de todos os refúgios e da maioria dos campings ao longo do trajeto dos circuitos. Também existem campings gratuitos, mas você só pode utilizá-los com autorização prévia, que você consegue direto pelo site da administração do parque;
  • Hotéis próximos ao início da trilha para o Mirante Las Torres: nos hotéis Hotel Las Torres e Ecocamp, e também no Refúgio e Camping Torre Central você estará exatamente no ponto de partida das principais trilhas do parque;
  • Eco Resorts all-inclusive: o Explora e o Tierra são ideais para quem não quer se preocupar com exatamente nada durante a viagem. O traslado desde os aeroportos próximos, a alimentação e uma rotina intensa de passeios guiados todos os dias, tudo fica por conta deles e você só curte a experiência;
  • Hotéis: Os hotéis Río Serrano Hotel + Spa; Pampa Lodge, Quincho & Caballos e Patagonia Camp são ótimas opções se você estiver de carro e deseja explorar o parque por conta própria, ou quer mais flexibilidade para agendar os passeios;
  • Hostel em Torres del Paine: o Pampa Hostel é o único hostel dentro do parque, mas também não dispensa o uso de carro próprio ou que você providencie os passeios junto ao pessoal do hostel.

A localização exata dos hotéis você encontra no mapa abaixo:

Onde ficar em Torres del Paine: refúgios e campings dentro dos circuitos “W” e “O”

Os circuitos W e O, que recebem estes nomes pelo formato dos trajetos, são as trilhas mais procuradas por aventureiros do mundo inteiro, que vão à Torres del Paine em busca da oportunidade de praticar o trekking desafiando as montanhas e o mais que aleatório clima patagônico.

As duas rotas são longas, sendo o circuito “W” o mais popular em Torres del Paine, com duração de 4 a 5 dias, enquanto o circuito “O” é o mais exigente e pode durar de 7 a 9 dias, dependendo da sua disposição. Ou seja, é necessário um teto para dormir entre um dia e outro, e são estas as opções que você terá:

Refúgios de Montaha

A opção mais confortável para descansar depois de um dia inteiro de caminhada são os refúgios administrados pelas empresas Las Torres (antiga Fantástico Sur) e Vértice Patagonia.

Além da localização em pontos estratégicos, que ajudam a dividir bem o esforço ao longo dos circuitos, nestes refúgios você conta com chuveiro e uma cama quentinhos e, por uma grana a mais, até a comida do dia fica por conta deles.

Refúgio Torre Central (Fantástico Sur) – Foto: Arquivo Pessoal

Os refúgios possuem o estilo lodge de montanha, com ambientes aquecidos e quartos coletivos onde além da cama, você também receberá um saco de dormir. Todos possuem refeitório, um bar pra relaxar tomando um pisco sour ou uma cerveja, e em alguns até rola um mercadinho com itens bem básicos à venda (por um preço nem um pouco justo).

Você escolhe se inclui as refeições no pacote ou se leva os alimentos na mochila e prepara por conta própria na cozinha de cada refúgio.

Os pacotes de estadia são vendidos a partir de US$ 450 e também incluem transporte entre Puerto Natales e Torres del Paine, as tarifas de permanência do parque e o ticket do catamarã entre a Guarderia Pudeto e o Refúgio Paine Grande.

Durante a pandemia de COVID-19 só tem sido possível reservar quartos fechados com 6 lugares nos refúgios, o que tem encarecido bastante os pacotes para quem vai com menos gente.

Para a tabela da temporada 2021-2022, pouco (na verdade, nada) deve mudar em relação à isso, mas a gente tem acompanhado e vamos atualizar o post caso alguma coisa mude.

Campings em Torres del Paine

Acampar em Torres del Paine é uma decisão pode aliviar bastante o seu bolso, e nesse quesito o parque é bem democrático, já que além dos campings privados, que são anexos dos refúgios da Las Torres e da Vértice, você também encontrará áreas de camping públicas, cuidadas pela administração do parque.

A estrutura dos campings privados é bem completa, com refeitório para preparar aquele rango pós caminhada, banheiros limpos com chuveiro quente e área plana para montagem das barracas. Dá até pra incluir na reserva uma barraca te esperando prontamente montada em cada um dos campings, pra dar aquela aliviada no peso da mochila durante o dia.

Camping Chileno (Fantástico Sur) – Foto: Arquivo Pessoal

Os “campamentos” Italiano e Paso (ver mapa) são os únicos campings gratuitos em Torres del Paine. A estrutura dos dois é um tanto mais básica e neles você conta só com banheiros e uma área para uso dos fogareiros, já que é totalmente proibido acampar e fazer fogo fora das áreas permitidas no parque.

Como você já pode imaginar, esses campings são muito disputados e mesmo sendo gratuitos, é necessário fazer a reserva antecipada no site da CONAF e apresentar a confirmação aos guardas florestais que ficam nos postos na entrada dos campings para utilizá-los. As reservas são limitadas a um pernoite por camping.

Antigamente também havia o Campamento Torres, que ficava bem na base da montanha onde ficam as Torres del Paine (as três formações que dão nome ao parque), e muita gente dormia lá pra subir de madrugada e ver o sol nascer no Mirante de Las Torres. Porém este acampamento foi desativado em 2017.

Como os refúgios de nenhuma das duas empresas cobrem os trajetos inteiros, as reservas de pacotes pela Las Torres, já incluem os refúgios da Vértice, e vice-versa. Mas se você preferir fazer as reservas de forma avulsa, no mapa abaixo você encontra quem administra cada refúgio/camping do parque:

Onde ficar em Torres del Paine: opções para quem não vai percorrer os circuitos

Se você acha que as paisagens de Torres del Paine foram feitas só para os trilheiros que operam no modo extra hard, achou errado! Você pode sim aproveitar o parque numa onda mais light, sem abrir mão de uma experiência intensa em um dos lugares mais inóspitos do planeta, ou quem sabe até se premiar por ter completado os circuitos dando uma esticada pra relaxar em um dos hotéis em Torres del Paine.

No geral, os hotéis ficam relativamente isolados em relação aos outros, e a localização perfeita depende muito se você vai se deslocar pelo parque com carro próprio/alugado (o que te dá mais flexibilidade em relação aos preços), se fechará os passeios com o próprio hotel, ou se prefere um hotel que te permita caminhar até o início das principais trilhas, como é o caso da subida até o Mirante Las Torres.

Pensando nisso, separamos as opções da seguinte forma:

  • Hotéis próximos às principais trilhas de Torres del Paine, incluindo o Mirante Las Torres;
  • Resorts ecológicos all inclusive;
  • Hotéis para quem está com carro próprio/alugado ou deseja uma programação mais flexível;
  • O único hostel em Torres del Paine.

Ao final, você encontra novamente o mapa com a localização exata de cada hotel.

Hotéis próximos às principais trilhas de Torres del Paine, incluindo o Mirante Las Torres

Se você vai ao parque sem carro próprio/ alugado para se locomover por conta entre os diferentes setores do parque, os hotéis que ficam próximos da administração te colocam bem no ponto de partida de trilhas famosas como a subida até o Mirante Las Torres. São eles:

Hotel Las Torres

Fica exatamente no início da trilha que sobe até o Mirante Las Torres, o que faz do Las Torres o hotel mais famoso e disputado do parque, principalmente nos meses do verão. Além dos quartos muito espaçosos, com janelas grandes para te dar a melhor vista das montanhas, você ainda conta com spa e um restaurante com pratos típicos preparados com ingredientes da horta orgânica do hotel. + ver disponibilidade e preços

Ecocamp

É o único hotel em Torres del Paine onde você pode se deitar olhando as estrelas e acordar totalmente integrado à paisagem, pronto pra aproveitar a localização bem no coração do parque, dispensando o uso de carro para chegar ao início da subida até o mirante das torres e dos circuitos O e W. As cabanas de luxo são inspiradas nas antigas habitações dos povos ancestrais da Patagônia e foram projetados para causar o mínimo impacto ambiental. + ver preços e disponibilidade

Hotéis para quem está com carro próprio/alugado ou deseja uma programação mais flexível

Quem chega em Torres del Paine motorizado, ganha um tanto mais de liberdade para explorar o parque por conta e pode ficar em setores do parque mais distantes da administração, como é o caso do Setor Serrano, onde você encontra vários hotéis incríveis com diárias que não te levarão à falência.

Río Serrano Hotel + Spa

É um dos maiores hotéis em Torres del Paine e lá você tem a liberdade de escolher tanto a experiência all inclusive quanto reservar apenas o quarto com café da manhã, escolhendo atividades e refeições de acordo com o seu ritmo, o que só é recomendado se você estiver de carro próprio ou alugado para não se limitar apenas às trilhas e pontos próximos ao hotel. Os quartos são enormes e você ainda conta com spa e piscina aquecida no interior do hotel. + ver disponibilidade e preços

Pampa Lodge, Quincho e Caballos

Não espere nada menos que um ambiente totalmente acolhedor e quartos muito confortáveis pra descansar depois de um dia desbravando o parque, curtindo a vista perfeita desde o conforto da sua cama, já que tamanho de janela aqui não é o problema. Durante o dia, prepare-se para cruzar rios e explorar as paisagens mais remotas nas aventuras à cavalo organizadas pelo pessoal do hotel. + ver preços e disponibilidade

Patagonia Camp

No melhor estilo “copia, mas não faz igual”, o Patagonia Camp escolheu uma montanha na beira do Lago El Toro para construir as suas cabanas de luxo inspiradas nos povos nômades asiáticos. A vista dos quartos é nada menos que incrível, e você pode curtir o por do sol dentro da jacuzzi ao ar livre, enquanto se prepara para repor as energias devorando o assado de cordeiro, especialidade do restaurante da casa. + ver disponibilidade e preços

Resorts Ecológicos all inclusive

Se você é do time que só quer descer do avião e não se preocupar com exatamente nada, a não ser viver uma experiência inesquecível, há dois resorts ecológicos em Torres del Paine que te ajudam a realizar esse sonho:

Tierra Patagonia

Localizado de frente para as águas azul turquesa do Lago Sarmiento, a arquitetura do Tierra Patagonia por si só impressiona por causar a sensação de o hotel fazer parte da paisagem. A estadia mínima é de 3 diárias, que juntas e no esquema all inclusive custam a partir de R$ 15000 em um quarto de casal com vista panorâmica para o lago e as montanhas (valor que facilmente dobra entre janeiro e março).

O valor inclui o traslado desde os aeroportos de Punta Arenas ou Puerto Natales, passeios diários, spa e piscina indoor pra dar aquela relaxada depois de um dia se aventurando, todas as refeições e aquelas duas palavrinhas mágicas…open bar. + ver disponibilidade e preços.

Explora

É o grande concorrente do Tierra Patagonia e além de tudo que você pode imaginar em uma experiência all inclusive, eles se orgulham por ter os melhores guias do parque e uma localização imbatível, bem de frente para uma das quedas do Rio Paine e com vista para os principais picos de Torres del Paine.

A brincadeira aqui também começa a partir de R$ 15.000 o pacote de 3 dias para 2 pessoas na baixa temporada, e pode até dobrar na alta. + ver disponibilidade e preços

Pampa Hostel: O único hostel em Torres del Paine

O Pampa Hostel é na verdade um anexo do Pampa Lodge, Quincho & Caballos, e além de dormir em quartos com no máximo 4 pessoas, você também pode aproveitar a estrutura do hotel. Não é nada barato para os padrões de um hostel, mas é uma alternativa um pouco mais econômica que os hotéis do parque, especialmente se você estiver em viagem solo, de carro e faz questão de mais conforto do que um refúgio pode oferecer. + ver disponibilidade e preços

Segue o mapa com a localização de cada um dos hotéis citados:

Vale a pena se hospedar em Puerto Natales e fazer bate-volta todos os dias até Torres del Paine?

Antes de qualquer coisa, nunca é demais lembrar que essa opção NÃO EXISTE para quem vai à Torres del Paine para fazer os circuitos “O” e “W”.

No mais, a hospedagem em Puerto Natales em si pode ser bem mais barato do que dentro do parque sim, mas você terá que levar algumas coisas em conta para decidir se esta é uma boa opção ou não.

A primeira é que existem 115 Km de distância entre Puerto Natales, que de carro você percorre em 1h30, em média. Ou seja, você tem 3 horas a menos para aproveitar o dia e vai dirigir cansado na volta. Se optar por ir de ônibus, a passagem de ida e volta pela Bus-Sur custa R$ 100 e você demorar no mínimo 2h entre a cidade e o parque, dependendo do ponto onde vai parar, conforme a tabela abaixo:

horario-web-1024x730 (1)

A segunda é que se você não estiver com carro próprio, terá de fechar os passeios em Puerto Natales ou alugar um carro caso queira ter mais flexibilidade. O aluguel de carros na região da Patagônia não é nada barato e você pode esperar pagar a partir de R$ 400/dia em Puerto Natales e R$ 250 em Punta Arenas, pelo aluguel de um carro popular (preços de set/2021 encontrados no site rentcars.com).

Com carro alugado ou próprio, abastecendo em Puerto Natales você pagará em média R$ 7,00 pelo litro da gasolina. Sempre abasteça o suficiente em Puerto Natales, já que não há postos de abastecimento no parque ou na estrada.

Resumindo, ao escolher entre se hospedar em Puerto Natales ou dentro do Parque Nacional Torres del Paine, considere os custos que você terá que absorver além da hospedagem e, ainda que a conta feche, decida se a economia vale o esforço de pegar a estrada todos os dias.

+ MAIS SOBRE TORRES DEL PAINE

+ MAIS SOBRE PUNTA ARENAS

Toda vez que você reserva a sua hospedagem através dos links do site, nós ganhamos uma pequena comissão do Booking.com, que é nosso parceiro. Você não paga exatamente nada a mais por isso e ajuda o blog a crescer e trazer mais informações.