Estádio Monumental e Museu Colo Colo: conheça a casa do cacique mais temido das Américas

Para quem está curtindo uns dias em Santiago e, assim como eu, é fanático por futebol, vai uma sugestão pra uma fuga rápida dos pontos tradicionais da cidade. Sempre que eu visito uma cidade, uma das coisas que me diverte é conhecer os estádios, comprar camisas e se possível, assistir um jogo entre clubes locais (me julguem! hehe).

E depois de visitar o Estádio Nacional de Chile, onde a seleção manda seus jogos, fui ao “Estádio do Cacique” para uma despretensiosa visita ao único museu relacionado a futebol em todo o Chile e casa formadora de grandes craques como Alexis Sanchéz, Valdívia, Tapia, Sierra e nada mais, nada menos que Iván “El bam bam” Zamorano.

Pra começo de conversa, se você tiver a sorte de assistir um jogo no Monumental, compre sua entrada para o “Setor Oceano”, para poder curtir o jogo com a vista sensacional dos Andes.

Veja todos os nossos posts sobre Santiago do Chile

Futebol com vista para os Andes. Nada mal! 

O Estádio fica aberto para visitação nos dias em que não há jogos, e estão disponíveis duas opções de tour: (1) museu + setor oceano da arquibancada e dá uma visão boa do estádio, e (2) o “Paseo Monumental” que é o tour completo guiado pelo estádio, passando pelo o “túnel de campeones” que dá acesso ao gramado, o vestiário da equipe principal, o “Memorial David Arellano”, além do museu e arquibancada.

Infelizmente, no dia em que fui, só o Museu e a Tribuna Oceano estavam disponíveis, o que ainda assim foi uma grande experiência.

Com seus 250 m² de história, os maiores expoentes do museu são os elementos da história da fundação do clube, (Liderada por David Arellano que, além de fundador, foi jogador, artilheiro, capitão e literalmente deu sua vida pelo clube, quando na primeira excursão do Colo Colo pela Europa, perdeu sua vida após um choque violento com outro jogador.

Fato que faz com que o clube jogue com uma faixa negra permanente sobre o escudo em suas camisas), da conquista da única Taça Libertadores da América de um clube chileno e dos 30 títulos nacionais que fazem do Colo Colo o clube mais vencedor do país.

De quebra, o museu ainda conta com uma pequena sala de cinema, na qual é exibido o documentário “Ídolos y Caciques” que conta de forma única a história do maior clube chileno, o “Eterno Campeón” Colo Colo e também com uma pequena lojinha com camisas e outros artigos a preços bem justos. E óbviamente, não perdi a oportunidade de aumentar a minha coleção de camisas.

Fui bastante cativado pela história deste grande clube sulamericano e sua torcida durante minha estadia em Santiago e me arrisco a dizer que esta foi uma das maiores experiências que o futebol me proporcionou.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Estádio Monumental David Arellano – Avenida Marathon, 5300 – Comuna de Macul – Santiago

COMO CHEGAR: A forma mais fácil de chegar é através da linha vermelha do metrô e soltando na Estación Pedrero, que fica a poucos metros do estádio.

É possível ir de ônibus também, mas além de ser pouco prático, por conta do metrô de Santiago ser tão abrangente e rápido, você só consegue utilizar o serviço se portar a “tarjeta bip!”, que é o cartão de passagem utilizado por lá. Se ainda assim você optar por ir de ônibus, clique aqui para ver a relação de linhas que passam próximas ao estádio.

Segue a localização no mapa abaixo:

HORÁRIO E PREÇOS

MUSEU:

  • Horário: De 11:00 até as 18:00 horas.
  • De Quarta a Sexta-Feira: 2000 CLP (1000 CLP para menores de 12 anos e idosos)
  • Sábado, Domingo e feriados: 3000 CLP (2000 CLP para menores de 12 anos e idosos)

PASEO MONUMENTAL (Tour pelo Estádio, incluindo o Museu):

  • Horário: Um às 12:00 hrs e outro às 15:00 hrs.
  • De Quarta a Domingo: 4.000 CLP (2.000 CLP para menores de 12 anos e idosos

OBS: Crianças menores de 4 anos não pagam.

Para o Tour e o Museu, as entradas são vendidas no local. Caso deseje assistir algum jogo no monumental, consulte aqui a lista de postos de venda.

Boa Viagem! 

Toda vez que você utiliza os serviços dos nossos parceiros através dos links disponibilizados aqui no site, nós ganhamos uma comissão por ter colocado você em contato com eles. Isso não gera nenhum custo adicional no preço final do serviço e de quebra você ajuda o blog a crescer e se manter.