Uma Esquina

Passaporte de Emergência: Quando é possível e como tirar

Emissão de passaporte O governo federal anunciou que, a partir de dezembro, não será mais necessário apresentar comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e de pagamento de taxa para a solicitação de passaportes comuns. As informações poderão ser consultadas pelos agentes da Polícia Federal em um banco de dados desenvolvido pela Casa Civil e que reúne informações gerais sobre os cidadãos brasileiros. Para a solicitação do passaporte, ainda serão requeridos documento de identidade, certificado de naturalização, passaporte anterior e CPF. Foto: Pedro França/Agência Senado

Mal consigo conter a emoção ao lembrar dos 3 meses entre o agendamento e o dia em que peguei o passaporte comum em mãos. O processo comum demora, mas pro alívio de quem precisa, a coisa toda é infinitamente mais rápida pra quem precisa tirar o passaporte de emergência.

Em determinadas situações de urgência, você pode ter o seu passaporte nas mãos em até 24 horas, caso consiga comprovar que não pode aguardar o prazo normal de emissão.

Continue lendo o post para entender cada etapa do processo, as hipóteses em que o pedido é aceito, custo, prazos de entrega e validade do passaporte de emergência.

+ Veja a lista atualizada de países que não exigem visto de entrada para brasileiros.

O passaporte de emergência é concedido apenas em casos muito específicos, confira abaixo se a sua situação se encaixa em algum deles – Foto: Agência Brasília (Flickr/ Creative Commons)

Quando é possível tirar o passaporte de emergência?

O direito ao passaporte de emergência é analisado apenas nas seguintes situações:

O que é necessário para tirar o passaporte de emergência?

Como Solicitar?

A sua necessidade de emissão do passaporte de emergência deve ser comprovada através de documentos junto à Polícia Federal – Foto: Agência Brasília (Flickr/ Creative Commons)

Tenha em mente que passagem aérea não é aceito como documento para comprovação de urgência. Ou seja, nem adianta dar aquele migué de comprar a passagem e tentar arrumar o passaporte às pressas depois.

Uma outra dica importantíssima é evitar chegar ao posto de atendimento em horário próximo ao final do expediente, pois o sistema fica bloqueado para emissão de qualquer documento fora do horário oficial de atendimento, independente da sua situação.

Como é o processo?

Como é esperado, todo o processo para tirar o passaporte de emergência é simplificado, dependendo apenas de uma rápida análise do seu caso por parte de um agente da Polícia Federal.

Se ele considerar que o seu pedido se encaixa dentro das hipóteses aplicáveis, ele imprime e entrega a guia de recolhimento (GRU) para você ir ao banco realizar o pagamento para dar andamento ao processo.

Quanto Custa?

A emissão do passaporte de emergência custa R$ 334,42. Um pouco mais que os R$ 257,25 cobrados pelo passaporte comum, é verdade.

Mas nada de anormal, levando em conta que você será atendido mediante exceção ao procedimento normal e a rapidez com a qual o seu problema será resolvido.

Qual o prazo de entrega?

Bem diferente do passaporte regular, o prazo para emissão do passaporte de emergência é de apenas 24 horas após o requerimento.

Após a aprovação da emissão, o passaporte de emergência é entregue em 24 horas e terá validade de 1 ano.

Qual a validade do passaporte de emergência?

Em contrapartida às flexibilizações concedidas para a sua emissão, ao contrário do comum que tem validade de 10 anos, o passaporte de emergência tem validade de apenas 1 ano, e pode não ser aceito em alguns países dependendo das regras locais.

Bom, espero ter conseguido ajudar você, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre como tirar o passaporte em casos de urgência, junto à Polícia Federal.

+ Guia descomplicado para passar pela imigração européia.
+ Visto americano: tudo o que você precisa saber.

Sair da versão mobile