Uma Esquina

17 praias incrivelmente exóticas ao redor do mundo

Se alguém te chamasse pra ir à praia agora, provavelmente a primeira imagem que viria à sua cabeça seria formada por areias brancas ou amarelas, muitas ondas, sol brilhando e você embaixo de uma árvore tomando uma água de côco bem gelada, correto?

Porém, as praias podem apresentar formas e cores muito mais diferentes do que podemos imaginar. Aqui mostramos 17 praias que, de uma forma ou de outra, podem não ser nada parecidas com as praias que você deve estar acostumado.

Os aspectos mais marcantes em muitas destas praias são as diferentes cores da areia. A areia é, geralmente, formada a partir da ação da água sobre os minerais da costa, sejam eles pedras, conchas, corais, ou até vidro. A areia das raras praias verdes pode conter olivina, que é um remanescente de erupções vulcânicas. Os restos vulcânicos também dão origem às areias das praias negras, que nesse caso, contém o mineral magnetita. Já o tom rosado é dado por restos de corais.

Prepare-se para colocar todas estas praias na sua lista de lugares pra conhecer!

Praia de Vidro (Glass Beach) – Fort Bragg, Califórnia (EUA)

Créditos: Wikimedia Commons

A praia de vidro, que fica em Fort Bragg na California formou-se devido ao despejo de lixo que houve lá por muitos anos, por parte dos moradores. A grade quantidade de vidro foi reduzida à areia pela ação das ondas. O despejo de lixo foi proibido, mas a areia de vidro permanece.

Praia Escondida em Marieta, Puerto Vallarta (México)

Créditos: Christian Frausto Bernal

Dizem que essa praia no México foi formada após o governo Mexicano ter usado as ilhas inabitadas para testes de lançamento de bombas no século passado.

Dusit Thani, a praia que parece um céu estrelado (Maldivas)

Créditos: Will Ho

As luzes na areia dessa praia nas Maldivas são causadas por microscópicos fitoplânctons bioluminescentes, que liberam luz ao serem agitados pelas ondas.

Praia das Catedrais, Ribadeo (Espanha)

Créditos: imgur.com

Formados pela erosão causada pela ação das ondas, esses impressionantes arcos e pilares dão à esta praia na Espanha o formato semelhante à uma catedral.

Pink Sand Beach (Praia da Areia Rosa) – Bahamas

Créditos: luxuo.com

A areia rosa desta praia nas Bahamas é pigmentada pelos restos de corais trazidos pela marés, que são arrancados e reduzidos à minúsculos pedaços pelas ondas.

Saint Maarten – Pousos de aviões extremamente próximos à Maho Beach

Créditos: Aero Icarus
Créditos: Richie Diesterheft

Jokulsarlon, Islândia

Créditos: Audrey

A vulcânica areia negra desta praia na Islândia forma um contraste incrívelmente bonito com os com pedras de gelo.

Os Rochedos Moeraki (Ovos de Dragão) na Praia Koekohe (Nova Zelândia)

Créditos: Ian Cochrane
Créditos: Briethe

Os rochedos nesta praia da Nova Zelândia recebem o nome de concreções – bolas de rochas sedimentares mais duras que a terra sedimentar formada ao redor delas, que há muito tempo tem sido arrastada pelo mar. O impacto das ondas mantém o aspecto limpo e polido dessas pedras.

Guiana Francesa – Areia verde em Kourou

Créditos: Arria Belli

Hawaii – Areia verde em Papakōlea Beach

Créditos: Eli Duke
Créditos: Kristina Hoeppner

A areia verde desta praia no Hawaii ocorre pela presença do mineral olivina, que é liberado pela lava à medida que é resfriada pela água do mar.

Giants Causeway, Irlanda: A calçada dos Gigantes

Créditos: NH53
Créditos: Michael Kooiman

A calçada dos gigantes (Giants Causeway) foi formada  há aproximadamente 50-60 milhões de anos atrás quando a lava basáltica foi liberada pelos vulcões e quando entrou em contato com a superfície e resfriou, se partiu em estranhas e largas colunas.

Hawaii – Areia negra em Punaluu Beach

Créditos: Julian Fong

A areia negra em Punaluu é formada por lava basáltica, que explode conforme escorre para o oceano e resfria rapidamente.

A Praia da Areia Vermelha em Rabida (Galápagos, Equador)

Créditos: Ian Masias

A areia vermelha em Rabida formou-se devido à oxidação de depósitos de lava ricos em ferro, embora isso também pode ter ocorrido devido ao transporte de sedimentos de corais, por conta das marés.

Shell Beach (Praia das Conchas) em Shark Bay (Austrália) 

Créditos: Tracey Croke

A água próxima à Shell Beach (Praia das Conchas) na Australia é tão salina que os moluscos tem sido capazes de se proliferar além do controle de seus predadores naturais. E é justamente por causa dessa abundância de moluscos que a praia fica lotada com as conchas deles.

Pfeiffer Purple Sand Beach, California (EUA)

Créditos: Justin Dolske

A areia rosa dessa praia (que são apenas manchas) é formada quando depósitos densos do mineral manganês nas colinas ao redor sofrem erosão pela ação do mar.

Vik Beach, Islândia

Créditos: D. Convertini

A Islândia é um país com muita atividade vulcânica, o que faz com que praias de areias negras sejam tão comuns por lá.

Caverna Benagil, Algarve (Portugal)

Créditos: Bethany Ciullo

A costa do Algarve é formada principalmente por rochas calcárias, que sofrem erosão facilmente e podem formar incríveis cavernas marinhas como esta.

Conhece alguma praia que merecia entrar nessa lista? Então compartilhe conosco nos comentários e colabore coma próxima versão deste post!

Adaptado de Bored Panda.

Sair da versão mobile