Chile - Os 10 melhores hostels de Valparaíso e Viña del Mar

Chile – Os 10 melhores hostels de Valparaíso e Viña del Mar

Já comentei em outros posts o quanto a maioria das pessoas perde por fazer apenas o famoso bate-volta de Santiago até a costa do Pacífico, para “conhecer” Viña del Mar e Valparaíso em um único dia. Cada uma merece pelo menos um dia inteiro para aproveitar sem pressa os pontos mais conhecidos e captar uma boa dose da essência de cada uma.

Decidir se você vai se hospedar em Valparaíso ou Viña del Mar vai muito do que você acha que tem mais a ver com você. As duas cidades são grudadas uma na outra, mas passam longe – muito longe mesmo – de serem parecidas. Caso de semelhança zero.

Viña del Mar é, como os próprios chilenos chamam, a “Cidade Jardim”. Um balneário onde tudo parece perfeito do ponto de vista estético. Comercial de margarina. Em Valparaíso, a beleza mora justamente na imperfeição. O visual pitoresco vai te ganhando aos poucos, talvez por parecer algo mais espontâneo.

+MAIS: Como ir de Santiago para Viña del Mar e Valparaíso por conta própria

Os Hostels de Valparaíso

Em Valparaíso, os hostels tem uma pegada bem cult, na mesma sintonia da cidade que já foi a casa do poeta Pablo Neruda, e até os dias de hoje é a escolha de vários artistas como lugar ideal para desenvolver e divulgar seus trabalhos. Valparaíso é uma cidade portuária, mas conta com uma pequena faixa plana à beira mar, enquanto os Cerros (colinas) cheios das casas coloridas são o coração da cidade, traduzido em cultura, gastronomia e diversão. Os mais famosos são o Cerro Alegre e o Cerro Concepción. Escolhemos cinco hostels sensacionais nas partes de Valparaíso

+MAIS: Uma Tarde em Valparaíso

La Joya Hostel

O La Joya Hostel chegou faz pouco tempo à cena de hostels de Valparaíso e veio para quebrar a banca! Pra começar, a localização é ótima, estando a apenas 4 quadras da Rodoviária de Valparaíso, duas do Muelle Barón e apenas alguns passos de um shopping e do maior supermercado da cidade. O interior tem decoração sofisticada, com estilo contemporâneo, deixando o ambiente bem jovem e descontraído. Todos os quartos possuem banheiro privativo e maximizam espaço, conforto e modernidade. Dá pra conferir bem aqui:

As áreas comuns compreendem uma cozinha coletiva bem equipada, um lounge e um terraço fantástico com bar, churrasqueira e jogos. Você ainda pode contar com o pessoal da equipe para conhecer juntos o melhor da noite em Valparaíso. Meu caro mochileiro, sem cerimônia alguma eu digo que estamos te indicando um dos melhores hostels de toda a América do Sul.

💎👌🏼 #valparaiso #backpackers #lajoyahostel #chile

A post shared by La Joya Hostel (@lajoyahostel) on

RESERVE AGORA

Lemuria Hostel

O Lemuria Hostel foi feito para quem quer se hospedar no coração de Valparaíso. O hostel fica no Cerro Alegre, que junto com o Cerro Concepción, formam o epicentro cultural e gastronômico da cidade. Montado em um antigo casarão, um remodelamento do espaço foi feito para oferecer cômodos confortáveis e calorosos espaços de encontro para os viajantes.

Lindo dia en Lemuria Hostel Valparaiso Chile

A post shared by Lemuria Hostel (@lemuriahostel) on

No terraço, todos podem aproveitar uma vista sem igual da baía de Valparaíso enquanto rola aquela confraternização com gente de várias partes do mundo. Os quartos são confortáveis e limpos, apesar de não serem muito grandes. O grande diferencial deste hostel é a equipe, que faz de tudo para te entregar uma ótima experiência local, te dando todas as dicas para curtir Valparaíso ao máximo, além de serem exemplos da cordialidade chilena 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esteja pronto para as noites de pizza com cerveja organizadas por eles.

RESERVE AGORA

Escarabajo Hostel

A localização do Escarabajo Hostel é perfeita para quem prefere dar uma pausa de toda a movimentação turística, bem no meio do Cerro Bellavista, mais tranquilo e menos badalado que os vizinhos Concepción e Alegre. Há um ascensor quase na porta, poupando o cansaço das escadarias de Valparaíso.

tad

O Escarabajo Hostel oferece um ambiente simples e tranquilo, com quartos limpos e confortáveis, onde o tratamento cordial da equipe faz com que você volte a sentir aquele gostinho de casa depois de alguns longos dias viajando. Rola até um rateio para alguns churrascos e jantares feitos por eles, inspirados no país de origem de cada um. A sala de estar é a parte mais aconchegante e acolhedora da casa, e junto com o quintal e o terraço são os lugares da casa onde os hóspedes se conhecem e compartilham suas histórias de viagem.

Manchas

A post shared by Maria Amarilla (@_flavus) on

Pra completar o clima “lar, doce lar”, o hostel ainda tem uma gatinha linda e super simpática, chamada Manchas!

RESERVE AGORA

Nómada Eco-Hostel

Desde 2009, o pessoal do Nómada Eco-Hostel trabalha para entregar um conceito diferente e único de hospedagem, que mistura cultura, sustentabilidade, diversão e um serviço de qualidade. Tudo em um belo casarão, construído em 1918, decorado com objetos antigos e arte urbana, em um ambiente juvenil e amigável. Espalhados pelos diversos espaços da casa, estão vários quadros e murais pintados especialmente para compor a decoração do hostel, e pode ser que durante a sua estadia, alguma exposição de fotografia, arte e pintura esteja rolando por lá.

23923017

O terraço do hostel  é um lugar cheio de energia, onde seguramente você passará tardes e noites mágicas, acompanhado de um ótimo vinho chileno e conversas divertidas. Os quartos são impecáveis, tanto na limpeza, quanto na decoração e no conforto das camas. Você pode conferir um pouco do clima do Nómada Eco-Hostel aqui:

RESERVE AGORA

Hostal Acuarela

O hostal Acuarela foi feito exatamente para o viajante que prefere um espaço mais intimista para repousar depois de um longo dia conhecendo a cidade. Os ambientes da casa são bem compactos, com uma decoração cheia de itens antigos, o que torna o ambiente muito relaxante e propício para conhecer os outros hóspedes. Além de quartos compartilhados com ótimo nível de conforto, o Acuarela é perfeito para famílias e grupos que buscam quartos privados a um bom preço. Os casais tem à disposição um quarto com vista para o mar.

Al segundo por la caracol! #escaleracaracol #escaleracaracolhierro

A post shared by Acuarela Hostel (@acuarela_hostel) on

O café da manhã é muito bem servido, com pães, frios, frutas, geléias, doce de leite e cereais, além de chá e café. Ou seja, tudo que um bom café da manhã chileno deve ter. A vista do terraço é espetacular, principalmente durante a noite, quando as luzes da cidade iluminam a baía de Valparaíso.

RESERVE AGORA

+MAIS: Veja aqui todas as outras opções de hospedagem em Valparaíso

Os Hostels de Viña del Mar

Com raríssimas exceções, os hostels de Viña del Mar possuem um padrão de tranquilidade que destoa um pouco do que é normal para um hostel. No geral, são locais feitos para os hóspedes relaxarem após um dia de praia, e fazerem um esquenta de leve antes de curtir a vida noturna da cidade, ou da vizinha Valparaíso. Os melhores hostels de Viña del Mar ficam no meio das áreas residenciais da cidade, mais silenciosas e com bom padrão de segurança para transitar em qualquer hora do dia. Separamos mais cinco hostels para completar o time de recomendações:

Pepe Hostel

O Pepe Hostel é a escolha ideal para quem gosta de ficar hospedado nos pontos estratégicos das cidades. O metrô que vai até Valparaíso fica a apenas duas quadras, e gastando muito pouca sola do tênis você chega caminhando à praia e várias atrações de Viña del Mar, como o famoso Reloj de Flores, a Quinta Vergara e o Castillo Wulff. Para completar, a rodoviária de Viña fica a apenas 1o minutos a pé.

DCIM100GOPROGOPR0082.

A sala de estar e o enorme quintal são onde os hóspedes e o staff do hostel se misturam e organizam churrascos, jantares, uma tarde de cinema ou um campeonato para descobrir o novo astro do ping-pong, entre outras coisas. Os quartos são muito bons, com camas novas e confortáveis, e as diárias incluem um bom café da manhã pra te encher de energia antes de explorar os atrativos de Viña del Mar.

RESERVE AGORA

Casa Mondo ex Urban Hostel

Situado em um casarão do século passado, o Casa Mondo é uma jóia escondida no Centro de Viña del Mar, cravado na parte alta da cidade. Do conforto do quintal até o animado terraço, há lugar para todo viajante que curta se sentir em casa por alguns momentos. A localização carrega as mesmas vantagens do Pepe Hostel, já que são praticamente vizinhos.

Todos os móveis e a decoração dos espaços foram muito bem pensados para deixar o ambiente jovem e divertido. A casa é bem colorida, com quartos bem grandes, roupa de cama e mobília bem novos. A cozinha é tão bem equipada que chega a dar vontade de cozinhar. É perfeito para quem chega à Viña del Mar de carro, pois tem estacionamento privativo no hostel.

RESERVE AGORA

Hostal Viaggio

Literalmente, uma casa de família. Não tem muito da pegada mochileira, mas a sensação de que você é o convidado especial da casa é muito agradável. A casa fica em uma área residencial e muito segura, no Centrão e a 5 minutos de caminhada da praia e de diversos bares e restaurantes. O acesso ao transporte público é bem fácil, possibilitando conhecer Viña e Valparaíso por conta própria sem maiores dificuldades.

hostal_viaggio_frente_9351

A fama de “buena onda” do Hostal Viaggio se confirma com os dias temáticos promovidos pelos donos, como a quinta do pisco sour, quando a casa compartilha doses de pisco com os hóspedes, as sextas da cerveja ou festas com os vizinhos. A decoração da casa é toda simples e de muito bom gosto. Não só os quartos, como as camas, são muito espaçosos e bem cuidados. Se o dia estiver frio, vai ser difícil você querer largar daqueles edredons sensacionais.

Chinito guarecido de las lluvias de abril #hostalviaggio #viñadelmar #chile #doglover

A post shared by John Pi (@johnpiiiii) on

O mascote da casa, Chino, faz sucesso entre os visitantes!

RESERVE AGORA

Reñaca Beach Hostel

Confesso que tenho vontade de voltar à Viña del Mar só pra me hospedar no Reñaca Beach Hostel. Em nenhum outro hostel em Viña del Mar se pode ter uma vista tão privilegiada do céu da costa do Pacífico – especialmente do pôr do sol – e do show de luzes que as luzes de Valparaíso e o mar produzem juntos (no réveillon é imbatível!). Além de estar de frente para a praia, você também está em um dos melhores locais para curtir a gastronomia local e a movimentada vida noturna dessa parte privilegiada de Viña del Mar.

No Reñaca Beach Hostel os espaços foram desenhados para trazer comodidade e relaxamento. O Hostel conta com vários espaços de convivência, salas de estar espaçosas, terraços e varanda extensas com vista para o mar, jardins bem cuidados e uma piscina com um amplo deck. Sem dúvida alguma, um lugar especial e diferenciado.

Os quartos são a prova real de que baixo custa passa longe de ser sinônimo de baixa qualidade. No Reñaca Beach Hostel todos os quartos atendem os padrões de um hostel de nível internacional, tanto na decoração quanto na organização do espaço e limpeza. Até os quartos compartilhados tem vista para o mar.

RESERVE AGORA

Street Garden Hostel

À primeira vista parece que o Street Garden Hostel é mais um que faz apenas o “arroz com feijão” pra entregar um serviço justo e na média. Mas…(aquele “mas” que faz toda a diferença) aqui o grande destaque está na hospitalidade. Os donos, David e Cecília, fazem com que os viajantes se sintam como amigos de muito tempo do casal, além de dar todas as dicas para otimizar os roteiros e incentivar os hóspedes do hostel a conhecer Viña del Mar e Valparaíso por conta própria.

10380038_1607329979516533_2416088019072921250_o-1024x768

Além disso, você estará bem no coração turístico de Viña del Mar, em um bairro com uma oferta gastronômica ótima, variada e para todos os bolsos, e uma vida noturna bem pulsante. Há um mercado bem próximo também. Tudo com a vantagem de poder fazer quase tudo a pé ou de bicicleta – o hostel disponibiliza ótimas bikes para aluguel, por um preço bem camarada – pela cidade.

RESERVE AGORA

+MAIS: Veja aqui todas as outras opções de hospedagem em Viña del Mar

Com essas dicas, esperamos ajudar você a extrair o máximo da sua experiência nestas duas cidades fantásticas. Compartilhe conosco as suas recomendações e relatos sobre os hostels de Valparaíso e Viña del Mar na nossa área de comentários, para ajudar outros viajantes!

 

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos.
11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.