Visita à Fábrica da Bohêmia em Petrópolis/RJ

Visita à Fábrica da Bohêmia em Petrópolis/RJ

Petrópolis é uma das melhores cidades pra fazer um bate-volta ou passar um final de semana curtindo o climinha frio do alto da serra. Mas e se, além disso, você também pudesse aproveitar a visita por lá pra visitar a fantástica fábrica de…cerveja? Isso mesmo! Uma Wonka de Cerveja! Pois é exatamente essa a experiência que a Bohemia te oferece.

Após um período de 4 anos fechada, a fábrica foi reinaugurada e adaptada para se tornar um museu da cerveja, nos moldes da Heineken Experience (Amsterdam) e da Guinness Storehouse (Dublin). Hoje, a Bohemia atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, interessados em descobrir os segredos da cerveja que chegou a ser chamada de “ouro líquido” pela família imperial, que habitava um enorme palácio em Petrópolis.

A Saga da Cerveja

O tour começa em uma sala cheia de recursos multimídia, usados para contar as lendas de povos muito antigos (muito antigos mesmo!!!) sobre a descoberta da cerveja e também da presença da bebida ao longo da história de diferentes povos.

CAM00140

Em um dos painéis interativos você pode montar o brasão da sua taberna…

file_336588

E pra quem curte fazer uma graça, bancando o Sommelier da galera, terá a oportunidade de consultar vários painéis de informações sobre harmonização e como servir cada tipo de cerveja. Ou seja, decora tudo sobre uma meia dúzia e já vai poder tirar aquela onda de que “sabe muito” com o pessoal do bar. 🙂

No andar superior, temos a sala do mestre cervejeiro. A mobília e os objetos originais, ajudam a reproduzir o ambiente reservado ao homem responsável pelas informações mais preciosas da Bohemia. Também ali é possível conhecer um pouco mais sobre a Família Kramer, fundadora da cervejaria no século 19.

CAM00160

O processo de produção

Na sala seguinte, o processo de fabricação da cerveja começa a ser desvendado. Os tipos de malte (dá até pra tirar uma provinha, se quiser!), o lúpulo, a água e o fermento que é responsável pela transformação dos ingredientes no ouro líquido. Alquimia pura!

CAM00170

Na sala de brassagem, você pode aprender um pouco mais sobre o processo de produção em si e aprender qual a função de cada uma dessas dornas gigantescas…

CAM00171

CAM00174

Quem se habilita pro controle de qualidade?

E depois dessa aula toda, chega a tão esperada hora: O controle de qualidade! 😀

E pode se sentir um privilegiado, pois a primeira degustação é do Chopp Bohemia Pilsen, que só é vendido no bar da fábrica. Isso mesmo! Em lugar nenhum outro lugar você encontrará os chopps da Bohemia sendo vendidos, a não ser no bar anexo e no restaurante que fica no terraço.

Bohemia da fonte, estalando de gelada e na pressão!

CAM00176

Depois dessa parada mais que merecida, o passeio segue e você pode aprender as técnicas de envase que eram utilizadas no passado bem como conhecer os equipamentos manuais.

CAM00181

Pra alegria ficar completa, chega a hora de mais uma degustação. E dessa vez, prepare-se pra beber uma das melhores criações da casa, a Bohemia Confraria, cerveja do tipo belgian dubbel e com notas de cravo.

14546369322_acec588430_o

Foto: Jorge (Flickr) – CC BY SA 2.0

O final do tour ainda tem uma sala bem divertida, onde você pode tirar fotos, fazer montagens em tempo real e curtir jogos com sensores de movimento.

Emporio e Restaurante Bohemia

O tour acabou, mas isso não significa que você precisa ir embora. A fábrica ainda conta com o Empório, que é a lojinha da fábrica onde você pode comprar copos especiais, todos os rótulos da Bohemia e outros souvenirs. No mesmo local, há o bar anexo.

Agora, a opção mais top (em todos os sentidos) é o restaurante que fica no terraço da fábrica. Além de poder experimentar diversos tipos de pratos harmonizados com os rótulos da casa, a vista panorâmica da cidade de Petrópolis é sensacional.

Clique aqui para saber o horário de funcionamento.

Serviço

Cervejaria Bohemia: Rua Alfredo Pachá, 166, Centro, Petrópolis- RJ.
Horário de funcionamento: Quarta a sexta, das 11h às 18h / Sábado e domingo das 11h às 20h.
Ingressos: R$ 19,50 (inteira); R$ 9,50 (meia entrada)
Sitehttp://www.bohemia.com.br/

 

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos.
11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.