Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago de Chile

Como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago de Chile

Planejar como você irá do Aeroporto ao Centro de Santiago do Chile antes mesmo de entrar no avião para cruzar a Cordilheira dos Andes vai te ajudar a evitar perdas desnecessárias de tempo e dinheiro logo no seu primeiro momento na capital chilena.

Pensando nisso, preparamos esse post completo, reunindo todas as informações sobre preços, trajetos e horários dos meios de transporte oficiais do Aeroporto Arturo Merino Benítez, para que você escolha qual o melhor para o seu bolso e que vai te proporcionar o conforto que precisa depois de algumas horas de vôo. 

Tá, mas como ir do Aeroporto ao Centro de Santiago?

Neste post, você saberá tudo o que é necessário para ir do Aeroporto ao Centro de Santiago e outras áreas turísticas utilizando:

  • Ônibus
  • Táxi
  • Transfer e Vans
  • Uber e Cabify

Ônibus

Como normalmente eu não viajo com mais do que uma cargueira nas costas, o ônibus é o meu meio de transporte predileto em cidades que não possuem estações de trem ou metrô dentro do aeroporto, como é o caso de Santiago do Chile, onde já estive duas vezes.

Assim que chegar na área de desembarque do Aeroporto de Santiago, procure a saída 5, que é de onde partem os ônibus das empresas TUR-BUS (ônibus verde) e a CENTROPUERTO (ônibus azul) em direção ao Centro de Santiago, fazendo paradas em algumas estações de metrô estratégicas para quem vai se hospedar em locais fora da rota dos ônibus. Saiba como funciona cada uma:

TUR-BUS: Faz o trajeto do Aeroporto ao Centro de Santiago fazendo paradas nas estações de metrô Pajaritos, Las Rejas e Universidad de Santiago (Terminal Alameda). Os ônibus possuem 2 andares, possuem ar-condicionado, espaço razoável entre as poltronas e área reservada para bagagem grande.

  • Horário: 24 horas, todos os dias do ano;
  • Frequência: No Sentido Centro, há saídas a cada 20 minutos entre 5h e 0h, e a cada 60 minutos durante a madrugada |No Sentido Aeroporto, saídas a cada 20 minutos das plataformas 22 e 23 do Terminal Alameda, entre 5 e 23hs (com uma saída extra às 0:50hs), e do Terminal Pajaritos entre 6:20 e 22:50hs (com exceção dos domingos, quando o serviço opera de 8:20 até 22:50hs)
  • Duração da viagem: 45 minutos;
  • Preço: 1600 CLP (somente ida), 2800 CLP (ida e volta).
tur bus

CENTROPUERTO: Os ônibus da Centropuerto são menores que os da TUR-BUS, sendo bem parecidos com o ônibus executivo/ frescão que utilizamos por aqui no Brasil, todos equipados com ar-condicionado, mas deixando situação um pouco mais apertada para quem está com muita bagagem.

O trajeto acaba sendo a grande vantagem, pro ser maior e fazer mais paradas nas estações de metrô Pajaritos, Las Rejas, Universidad de Santiago, Estación Central e termina a viagem na Estación Los Héroes.

  • Horário: 24 horas, todos os dias do ano;
  • Frequência: No sentido Centro de Santiago: saídas a cada 10 minutos entre 6h e 23:30h, e a cada 1 hora durante a madrugada | No Sentido Aeroporto: saídas a cada 10 minutos, porém somente entre 5:55 e 22:30hs;
  • Duração da viagem: 55 minutos;
  • Preço: 1800 Pesos Chilenos (somente ida) e 3200 Pesos (ida e volta).
historia3
Os ônibus só aceitam moeda chilena em espécie. Meios de pagamento para táxis e minivans devem ser consultados no balcão ou no site de cada serviço.

Antes de decidir pelo preço, vale muito a reflexão sobre a quantidade de bagagem que você vai carregar ser adequada à situações como escadarias de estações, ônibus e vagões de metrô cheios em horários de pico, baldeações e etc.

Como veremos a seguir, se você tiver com quem dividir a corrida do táxi, o valor cobrado por pessoa cai à medida que o conforto da viagem aumenta.  

Veja todos os nossos posts sobre Santiago do Chile

Táxi

Os preços são tabelados e a corrida gira em torno de 15.000 CLP. As empresas oficiais são: Rádio Móvil, Taxi Oficial e Transvip. Todas funcionam 24 horas por dia, possuem balcões no desembarque e pegam os passageiros na saída do primeiro andar.

Uber e Cabify

Em pleno 2018 e ainda persistem as dificuldades para utilizar o UBER do Aeroporto de Santiago para o Centro e outras localidades. O mesmo pode ser dito em relação ao Cabify.

Os dois serviços seguem desregulamentados na capital, mas nem por isso deixam de ser largamente utilizados tanto por turistas, como por moradores.

Mas a pressão dos taxistas faz com que a fiscalização aperte bastante na região do aeroporto de Santiago, fazendo com que pouquíssimos motoristas se arrisquem a buscar passageiros por conta das multas.

Os poucos que se aventuram, normalmente combinam de se encontrar com os passageiros em partes do aeroporto distantes do desembarque, o que pode ser desconfortável para quem não conhece o lugar.

A vida fica mais tranquila quando você pede um UBER do hotel para o Aeroporto de Santiago, já que fica mais fácil driblar a fiscalização indo no no banco da frente, como se fosse um amigo pegando uma carona.

Na categoria UberX e fora do período dinâmico, a corrida do Centro para o Aeroporto de Santiago custa em torno de 12000 Pesos Chilenos.

Transfer

As empresas Transvip e Transfer Delphos oferecem o serviço de minivans que, assim como os táxis, te levam até a porta do hotel, em veículos com capacidade para até 7 passageiros. O serviço custa em torno de 20.000 Pesos Chilenos e pode ser reservado com antecedência no site de cada empresa.

OBS: R$ 1 equivale a aproximadamente 160 Pesos Chilenos (Outubro 2018).

Boa Viagem! 🙂

Toda vez que você utiliza os serviços dos nossos parceiros através dos links disponibilizados aqui no site, nós ganhamos uma comissão por ter colocado você em contato com eles. Isso não gera nenhum custo adicional no preço final do serviço e de quebra você ajuda o blog a crescer e se manter.

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos. 11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.