Rio de Janeiro - Roteiro de bares, pubs e tudo mais para fãs de Rock

Rio de Janeiro – Roteiro de bares, pubs e tudo mais para fãs de Rock

O Rio de Janeiro é a capital mundial do samba e quanto à isso não há nenhuma discussão. Mas nem de longe isso quer dizer que a Cidade Maravilhosa abandonaria aqueles que são fanáticos por outro tipo de música. Ainda mais quando o outro tipo de música é o bom e velho Rock.

Com o passar dos anos, artistas de diversas tribos tem aparecido no Rio para fazer shows e a cena cultural da cidade tem se intensificado cada vez mais. Os grandes eventos esportivos e o próprio Rock in Rio colocaram o Rio de Janeiro na mira do mundo, modificaram a estrutura da cidade e bandas que antes só faziam shows em São Paulo ou Belo Horizonte, agora também tem o Rio de Janeiro como parada certa em suas turnês e essa proximidade com o público fez com que o rock se instalasse aqui de vez.

20130921_173204

Nada poderia ser mais feliz para um carioca fã de bandas como Guns n’ Roses, Aerosmith, Iron Maiden e muitas outras desde pequeno. E é com esse “know how” de carioca do rock que eu vou te passar todas as boas para curtir a melhor cidade com o melhor som. |m| :p |m|

Rádio

Se você, assim como eu, gosta muito de rádio, seja pra ouvir um som novo ou pela surpresa a cada música, aqui você já pode chegar sintonizando a Rádio Cidade (fm 102,9) e não vai se arrepender. É rock o dia inteiro e pra todos os gostos. Também há uma versão web com canais separados por estilo.

RADIO_CIDADE_FM_102_9_RIO_DE_JANEIRO_RJ

Bares

HEAVY DUTY BEER CLUB – Nada mais underground, ogro master, frescura zero e tradicional na cena Rock do Rio de Janeiro do que o Heavy Duty, o bar que há longos 17 anos ostenta orgulhosamente o título de pior atendimento da cidade, e faz você sair de lá achando isso o máximo. O proprietário, Zeca Urubu, transformou o bar e a si próprio em lendas do rock carioca sem tocar uma música sequer. Basta assistir os vídeos com as reportagens sobre a casa e você vai entender.

Localizado na Rua Ceará, e próximo do maior ponto de prostituição da cidade, a Vila Mimosa, o bar é aquela combinação perfeita de cerveja gelada e música boa, que une gerações de headbangers e motociclistas, todas as semanas.

10170752_774819155862440_3213451259172460324_n

Rua Rua Ceará, 104 – Praça da Bandeira
(21) 2567-8890 / 7865-2630
Seg a Qua, das 19h à 0h. Qui, das 19h às 2h. Sex, das 19h às 4h. Sáb, das 19h às 6h.

CALABOUÇO – No coração do bairro mais bohêmio do Rio de Janeiro está o Calabouço Heavy & Rock. Lá, Além de curtir um som de muita qualidade, você tem um cardápio com hambúrgueres inspirados em bandas de rock, o Burgers of Metal, que traz “atrações” como o Dimmu Burger e o Symphony Eggs, que podem ser combinados com cervejas especiais e drinks pra turbinar a noite.

3554-2g

Rua Felipe Camarão, 130 – Tijuca
(21) 2268-7014
Qua e Qui, das 19h às 3h. Sex e Sáb, das 19h às 6h. Dom, das 17h30 à 0h.

RIO ROCK & BLUES – A Lapa é onde todas as tribos do Rio se reúnem e não poderia faltar um bom bar de Rock pra fazer um barulho no coração da noite carioca. Bem próximo dos Arcos da Lapa, um dos cartões postais mais famosos da Cidade, está o Rio Rock & Blues, uma mistura de bar, museu do rock e escola de música. Com uma pegada mais puxada pro pop rock, o bar é ideal pra uma noite mais descontraída e comemorações.

riorockblues-01

Rua do Riachuelo, 20 , Lapa
(21) 2222-2334
Qua a sáb, das 18h às 3h

BIG BEN PUB – Se você sempre sonhou em ser um astro do rock, mas ainda não teve o seu talento reconhecido, o Big Ben Pub te dá o palco e uma banda pra você mandar super bem pra sua galera…nem que seja apenas por alguns minutinhos, já que a fila do karaokê mais irado da cidade tem que andar, campeão! O ambiente é inspirado nos tradicionais pub’s britânicos e além do karaokê ao vivo, bandas cover animam a noite com clássicos de todas as décadas e você e seus amigos podem montar equipes para a gincana da noite e se divertir com jogos de mesa.

497874
Rua Muniz Barreto, 374 – Botafogo
Facebook: Big Ben Pub
(21) 2286-8120 / (21) 3021-2766
De segunda a sábado, a partir das 18h.

CASA DA MATRIZ – Nos dois andares de uma antiga casa no coração de Botafogo, os diversos cômodos montam o lugar que é desde 2001 o ponto de encontro da cena alternativa do rock carioca. Nas duas pistas de dança, os melhores DJ’s de Indie e Pop Rock da cidade, no segundo andar um fliperama e uma loja de roupas alternativas.

crush

O público em geral é bem garotada de 20 e poucos anos, mas toda quarta-feira o karaokê indie atrai gente de várias idades pra soltar a voz no palco da Matriz, e o cardápio de músicas vai da calmaria do Coldplay à porradeira do Foo Fighters.

Rua Henrique de Novaes, 107 – Botafogo
Facebook: Casa da Matriz
(21) 2226-9691 / (21) 2266-1014
Abertura de segunda à sábado às 23h, exceto terça.

BUKOWSKI – Nenhum poeta foi mais rock n’ roll do que Charles Bukowski e nada mais justo que um tributo à altura. Também elaborado em um casarão antigo na zona sul do Rio, o Bar Bukowski é um marco da resistência do Rock n’ Roll na Cidade Maravilhosa e com três ambientes diferenciados (atualidades no primeiro andar, “Clube do Vinil” detonando com os clássicos escolhidos pela galera no segundo andar e bandas ao vivo na garagem) e as famosas doses duplas de destilado, a noitada ouvindo o melhor som e vendo muita gente bonita é garantida!

bukowski1

A entrada é meio cara, chegando a custar até uns R$ 40, então não deixe de colocar o nome na lista amiga da casa para garantir um belo desconto!

Rua Álvaro Ramos, 270 – Botafogo
(21) 2244-7303 / (21) 3546-8681
Sextas, sábados e vésperas de feriado a partir das 21h.

SALOON 79 – Bandas novatas e grandes tributos adentram o velho oeste em plena Botafogo. O visual do Saloon 79 foi todo projetado pra você ouvir os seus clássicos prediletos e beber as melhores cervejas em uma atmosfera digna de um daqueles filmes de bang bang do tempo do ronca. Não deixe de provar as fritas Saloon, uma porção de batata frita grande com queijo e bacon. No segundo andar, dois fliperamas e uma mesa de sinuca aguardam você e seus amigos para um desafio.

_A_M8589

Rua Pinheiro Guimarães, 79 – Botafogo
Facebook: Saloon 79
(21) 3239-0735
Qua, 19h à 0h; Qui, 19h às 2h; Sex e Sáb, 20h às 4h; Dom, 17h às 23h.

EMPÓRIO – Tem bar que tenta agradar a todo mundo e acaba não agradando ninguém. Já o Empório agrada todo mundo mesmo. O set list lotado de big hits de vários estilos lota o bar que fica aberto todo santo dia em Ipanema, e sempre está lotado de turistas de todo o mundo. A entrada do bar é gratuita, e bandas iniciantes e alguns covers mais rodados cumprem a nobre missão da música ao vivo. Enquanto isso, a galera disputa até lugar na calçada, que diga-se de passagem é a área mais animada do bar.

133165

Rua Maria Quitéria, 37, Ipanema
Facebook: Empório 37
(21) 3813-2526
Diariamente, das 20:30h às 6h

Shows

Pra saber se está rolando algum show de uma das suas bandas prediletas durante a sua passagem no Rio de Janeiro, dê uma olhada nas agendas das principais casas de espetáculos. A Fundição Progresso e o Circo Voador concentram shows de bandas e cantores nacionais, mas tenho orgulho de dizer que lá eu não só vi o show mas consegui ficar com as paletas do Slash e nada mais, nada menos que Steve Vai. As duas ficam aos pés dos Arcos da Lapa, uma de frente para a outra; O Vivo Rio, que fica no Aterro do Flamengo e as gigantes Metropolitan e HSBC Arena, na Barra da Tijuca costumam ter vasta agenda com nomes de peso nacionais e internacionais.

circo-voador-casa-de-show-no-rio-de-janeiro-rj

Em especial, assitir aos shows no Circo Voador tem um gostinho diferente por saber que lá foi a casa onde o Rock Nacional dos anos 80 se criou e bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Paralamas e várias outras ganharam o público.

Carnaval com Rock

Mesmo no carnaval, ainda dá pra fugir (pelo menos um pouco) dos blocos mais tradicionais. Cinco blocos dão uma cara mais rock ao carnaval de rua do Rio de Janeiro. O mais famoso é o Sargento Pimenta, que dá uma cara mais carioca aos clássicos dos Beatles. Com formato semelhante, o Toca Raul e o Dinossauros Nacionais trazem, respectivamente, músicas do Raulzito e de bandas nacionais dos anos 80. O Bloco n’ Roll e o Bloco Cru misturam o som da guitarra e do baixo com o tradicional batuque, produzindo uma mistura pesada em pleno carnaval carioca.

3b06ca_e2889c62114547b2b8febc2c77b677ed

Uma última dica que vai pra quem aproveitar a viagem pro Rio pra fazer um bate-volta pras cidades vizinhas. O roqueiro Serguei abre as portas do Templo do Rock, sua casa na cidade de Saquarema, região dos lagos. Lá ele mesmo apresenta a casa onde viveu com Jannis Joplin, contando várias histórias sobre a cantora e o festival de Woodstock. Bem longe de lá, na cidade de Petrópolis há um pequeno museu de cera, onde você pode tirar fotos com estátuas perfeitas de alguns astros do rock.

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos. 11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.