Mochilão Uruguai - Os melhores hostels de Montevidéu e mais 8 cidades

Mochilão Uruguai – Os melhores hostels de Montevidéu e mais 8 cidades

Uma combinação entre proximidade, idioma “arranhável”, cultura e gastronomia ricas e facilidade de ser “varrido” em uma só viagem por conta do tamanho, o Uruguai tem atraído cada vez mais mochileiros de todo o mundo, com vontade de conhecer um tanto mais que Montevidéu e Punta del Este.

Além da nossa seleção com os melhores hostels de Montevidéu, seguimos viagem mostrando também as melhores opções para encontrar um bom hostel nos outros dois alvos prediletos de brasileiros, Punta del Este e Colonia del Sacramento, e damos a deixa para quem busca fugir do óbvio na hora de montar o roteiro e busca a melhor hospedagem em Carmelo, Piriapolis, Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Paloma e Chuy.

 

Montevidéu

Montevidéu é uma daquelas capitais super organizadas e fáceis de percorrer, e por ser pequena você não leva mais que dois dias para conhecer os parques, museus, dar aquela pedalada nas ramblas (orla do Rio da Prata) e dar uma chegada de leve no Centro Histórico. Quem é fanático por futebol, não pode deixar de bater cartão no lendário Estádio Centenário, e quem sabe até assistir um joguinho do Peñarol ou do Nacional, já que ninguém é de ferro.

Selecionamos os 5 melhores hostels de Montevidéu, na nossa humilde opinião, levando em conta, além da qualidade do hostel, a localização e a mobilidade a partir deles. Segue a lista:

Che Lagarto Montevidéu

Espalhada por vários países da América do Sul, a rede Che Lagarto é sinônimo de conforto e ótimo atendimento. Em Montevidéu, o hostel fica no bairro Tres Cruces, sendo uma ótima opção para os viajantes que preferem se hospedar em regiões centrais. Dali é fácil chegar a qualquer região de Montevidéu de ônibus, principal transporte local, e o Terminal Tres Cruces, onde também funciona um shopping, fica a apenas 600 metros, facilitando a logística de quem chega e segue viagem. A Feira Tristán Navaja, que ocorre religiosamente aos domingos é outra atração bem próxima do hostel.

Hostel che lagarto montevidéu montevideo

O terraço é a principal área de convivência da casa, onde os viajantes trocam experiências de vida, enquanto tomam uma cerveja ou um mate. Quem opta pelos quartos privativos, conta com o charme de uma lareira e para os hóspedes com necessidades especiais, o hostel tem um elevador.

RESERVE AGORA

Ukulele Hostel

Em um casarão clássico dos anos 20 (quem curte Arquitetura vai gostar muito), cravado no Centro de Montevidéu está um dos melhores hostels de todo o Uruguai. Espaçoso, com uma decoração impecável e um ambiente que convida os hóspedes a se juntar e compartilhar experiências.

ukulele hostel montevidéu montevideo

Os viajantes podem trocar uma ideia no bar local, que possui uma ótima variedade de bebidas e petiscos, ou aproveitar a piscina na área externa, pra aliviar o calor nos dias de sol. Pra não deixar passar em branco o nome, o hostel ainda conta com uma sala de música com vários instrumentos, ótima pra juntar uma galera e fazer um som.

Quase sempre rola um rateio entre os hóspedes para participar de um legítimo churrasco uruguaio, promovido pelo pessoal do staff.

 

El Viajero Downtown Hostel & Suítes

Próximo de vários bares e restaurantes e com espírito mochileiro afiado, o hostel El Viajero ocupa uma propriedade histórica totalmente renovada no Centro de Montevidéu, a poucos passos das ramblas e do Centro Histórico.

As suítes do hostel possuem ótima estrutura, decoração individual, e são uma ótima opção para casais de mochileiros que curtem um ambiente multicultural, mas não abrem mão do bom e velho conforto.

el viajero hostel montevideo montevidéu

As áreas de convivência são bem espaçosas e o hostel conta com um terraço coberto e churrasqueira (item quase obrigatório nos hostels em Montevidéu, pelo visto 🙂 ). O hostel ainda conta com um bar que oferece uma grande variedade de bebidas e lanches para os hóspedes. O staff dá um show a parte, comandando festas e jantares especiais quase todos os dias.

 

Caballo Loco Hostel

Discos de vinil e grafites meio psicodélicos nas paredes se misturam com a arquitetura rústica de um casarão antigo do início do século passado, montando um ambiente descontraído e alternativo para os viajantes que chegam em Montevidéu.

caballo-loco-hostel montevideo montevidéu

Os hóspedes podem participar de torneios de sinuca na sala de jogos, participar de aulas de tango ou aproveitar a variedade de cervejas artesanais para acompanhar um legítimo churrasco uruguaio preparado pelo staff do hostel. Quanto às comodidades, a cozinha compartilhada é bem espaçosa e equipada, os quartos possuem ar-condicionado e caso você não tenha um cadeado para usar os lockers, o pessoal da recepção de empresta um totalmente de graça.

 

Punto Berro Hostel

Pocitos é a localização ideal para quem quer vivenciar o dia a dia do litoral uruguaio, e ter mais segurança para curtir a vida noturna na região com o maior número de bares, boates e restaurantes de Montevidéu, e é lá que fica a nossa última dica na capital, o Punto Berro Hostel.

Além de oferecer uma ótima estrutura de modo geral, lá os hóspedes podem aproveitar para fazer aulas de ioga, contar com a ajuda do staff para agendar passeios e excursões, e alugar bicicletas para uma pedalada pelas ramblas de Montevidéu.

punto berro hostel montevideo montevidéu

Pra completar o pacote, há uma casa de câmbio exatamente em frente ao hostel, e os dois melhores shoppings de Montevidéu, Punta Carretas e Montevidéu Shopping, ficam muito próximos.

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Montevidéu.

 

Punta del Este

Punta del Este é de longe o destino mais procurado de todo o Uruguai, principalmente por nós Brasileiros e pelos nossos hermanos Argentinos, que juntos abarrotam o balneário durante o verão. É aquela cidade que desafia as contas de qualquer mochileiro, mas ao mesmo tempo não por os pés nela é quase como não ter ido ao Uruguai. Então escolher um bom hostel, que case preço e qualidade, é o primeiro passo pra salvar uma grana pra viver o clima de praia e festa o dia inteiro de Punta del Este. Eis os nossos dois pitacos:

The Trip Hostel

Aquela sensação de estar colocando os pés em casa! O The Trip Hostel fica em uma propriedade muito boa, localizada não tão distante da praia em Punta del Este. Possui uma área de convivência bem espaçosa, onde os viajantes podem se conhecer facilmente. É mantida sempre limpa e em ótimo estado pelos donos que também vivem na casa. A vibe da casa é alta o tempo todo.

the trip hostel punta del este

 

La Lomita del Chingolo

O hostel é tocado por uma família bem simpática, que irá te tratar como se você fosse um parente (querido 🙂 )deles. A casa é legal e fica em um bairro bem elegante, os churrascos são fantásticos e os quartos são bem arrumados e limpos, tudo à um preço ótimo. O lugar como um todo proporciona um ambiente relaxante e confortável, além de contar com áreas espaçosas e impecavelmente limpas.

la lomita del chingolo punta del este

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Punta del Este.

 

Colonia del Sacramento

Colonia de Sacramento carrega todo o charme da “não modernidade” de cidades históricas que buscam preservar essa atmosfera mais clássica de conexão com o passado. Esse clima de calmaria quase “praiana do interior”, não estivesse à beira do Rio da Prata (beleza, rio também tem praia 🙂 ), atrai muitos argentinos em feriados, além de todo mundo que já aproveita a escala entre Montevidéu e Buenos Aires pra dar aquela esticada em Colonia.

Ou seja, se estiver nos seus planos passar feriados ou alta temporada por lá, a antecedência é a palavra-chave para conseguir hospedagem nos melhores hostels de Colonia del Sacramento, já que são poucos por lá.

El Viajero Hostel & Suites

O El Viajero Hostel & Suites está a apenas 100 metros do famoso ‘Barrio Histórico”, área declarada como Patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, a poucos metros do porto e do terminal de ônibus e muito próximo das praias. Ou seja, localização imbatível!

O Hostel fica em uma linda casa do século XIX, porem com todas as comodidades do século XXI: clarabóias luminosas, teto alto, estufa a lenha, churrasqueira e um solário.

el viajero colonoa del sacramento

A equipe facilita todo o meio de campo, organizando atividades dentro e fora do hostel, como churrascos e jantares típicos, passeios de bicicleta, cavalgadas e visitas a museus e vinícolas.

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Colonia del Sacramento

Carmelo

Uma hora e meia de estrada acima de Colonia del Sacramento e com um charme interiorano mais pronunciado, Carmelo é o destino internacional que mais cresce no Uruguai, e é parada obrigatória pra todo mochileiro que não dispensa beber um bom vinho na fonte, já que a boa de Carmelo é passar o dia batendo perna (e tirando umas provinhas) pelas vinícolas locais.

Assim como em Colonia, para garantir a sua hospedagem nos melhores hostels de Carmelo nos feriados e na alta temporada, você terá que fazer a sua reserva antes dos argentinos, que invadem a cidade nessas épocas. Separamos uma única e certeira sugestão:

Ah´lo Carmelo Hostel Boutique

Um bonito e pequeno hostel localizado em uma vila igualmente pequena, silenciosa e com praias fantásticas.  A casa é bem estilosa, decorada com muito bom gosto e impecavelmente limpa. O pessoal do staff é simpático e muito prestativo, além de terem todas as informações sobre o que fazer nas redondezas e passeios. As áreas de convivência e a cozinha são limpos e bem equipados. Os quartos são grandes e cheios de tomadas.

ah-lo-carmelo-hostel

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Carmelo.

 

Piriapolis

No meio do caminho entre Montevidéu e Punta del Este fica Piriapolis, o primeiro balneário do Uruguai. A cidadezinha foi erguida aos pés dos maiores picos do país, aonde esportes como trekking, tirolesa e escalada ajudam a quebrar a monotonia. Escolhemos um único hostel em Piriápolis como sugestão para a galera.

Hostel de Los Colores

É um ótimo hostel, perto da praia e da rua principal. O Hostel tem uma cozinha completa, área de convivência enorme e quartos muito confortáveis. Também possuem bicicletas para aluguel. As instalações são novas e muito limpas, e a equipe de atendimento é fantástica.

hostel de las colores piriapolis

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Piriapolis.

 

La Paloma

La Paloma é o balneário mais desenvolvido da região de Rocha, mas ainda assim tem poucos atrativos além da praia e do farol. Mas praia nunca é demais e o negócio lá é entrar no modo lazy days e se divertir.

Se você não tiver muitos dias para um mochilão longo, La Paloma é também um ótimo ponto para fazer um bate-volta para curtir o clima hippie de Cabo Polonio ou torrar uma grana nos free-shops de Chuy. Escolhemos em La Paloma, o hostel que melhor capta o espírito de relaxamento da cidade. Confere aí!

Hostel Ibirapita

Os donos são muito legais e prestativos. O hostel fica próximo do centro e em frente a um mercado. Equipe de atendimento e café da manhã igualmente ótimos! A localizaão do Hostel oferece uma ampla variedade de opções, desde praias tranquilas até aquelas com ondas enormes e nervosas.

hostel-ibirapita-la-paloma

 

+MAIS: Conheça mais hostels em La Paloma.

Cabo Polonio

Pensa num paraíso em que tudo colabora para que você fique desligado do mundo durante alguns dias, cercado só pelo mar e as dunas, num ambiente onde a simplicidade é quem manda. Pois isso é Cabo Polonio, um verdadeiro santuário da tranquilidade, escondido entre os balneários de Valizas e Aguas Dulces na costa do Uruguai, onde não há energia elétrica, água corrente, internet e nem de longe você sente o cheiro do asfalto. Um mundo perfeitamente paralelo e dos sonhos para colocar seu mochilão no modo aventura.

Só é possível chegar ou caminhando ou pagando pra ir da entrada do parque até a vila num 4×4. Os hostels em Cabo Polonio seguem um estilo bem rústico e pitoresco, e selecionamos os dois mais emblemáticos da vila.

Viejo Lobo

O Viejo Lobo oferece a experiência de um ambiente tranquilo, em uma das cidades mais pitorescas do Uruguai. Apesar de rústica, a casa é muito limpa, organizada, e próxima da praia. A atmosfera no hostel é quente e este é o melhor lugar pra encontrar outros viajantes – com redes, lareira e 2 cozinhas ótimas. Localizado exatamente onde o e 4×4 te deixa, um Eco hostel com uma vibe sensacional, ótima equipe e que fará a sua visita ser inesquecível!

viejo-lobo-hostel cabo polonio

 

Lobo Hostel Bar

Absolutamente fantástico! O Hostel fica em um local privilegiado e a equipe é excelente. A comida é deliciosa e barata, e a comunidade local é extremamente receptiva. Todo mundo te chama pelo nome e te ajuda a aproveitar Cabo Polonio ao máximo.

lobo hostel cabo polonio

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Cabo Polonio.

Punta del Diablo

Punta del Diablo é um pequeno vilarejo pesqueiro localizado a apenas 47 km da fronteira com o Brasil e com praias para todo gosto, desde as águas mais calmas até as mais bravas, que vive num ritmo bem mais cool e é perfeito pra quem quer pegar umas ondas e viver dias num ritmo mais lento.

A noite é outro grande destaque, com festas que varam a madrugada toda (literalmente) e lotadas de gente jovem e bonita. Punta del Diablo conta com ótimos hostels e estes dois são que mais chamaram a nossa atenção:

Hostel de La Viuda

Possuem várias áreas para descanso ao ar livre: uma pequena casa de relaxamento no jardim, redes por todo canto, piscina e até uma torre de onde você pode admirar o sol se pondo. A propriedade é linda, com instalações e amenidades excelentes, e o dono é muito prestativo. A cozinha é fantástica: processador de alimentos, ótimas facas, panelas e tabuleiros e dois fornos. Ótimo hostel, com ótima atmosfera, definitivamente um dos melhores hostels em Punta del Diablo.

hostel de la viuda punta del diablo

 

El Diablo Tranquilo

As pessoas que cuidam da casa são muito amigáveis, pé no chão, e cheias de boa vontade para acomodar e ajudar em tudo que puderem e que for possível. Ficam muito perto da praia e te ajudam a programar diversas atividades, desde um passeio à cavalo até o aluguel de pranchas de surf – eles ficam muito felizes em ajudar! O hostel é enorme e possui áreas de convivência espaçosas e terraços. O lugar perfeito pra relaxar e encontrar outros viajantes.

el diablo tranquilo punta del diablo

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Punta del Diablo.

Chuy

A única graça de verdade de dar um tempo a mais em Chuy é aproveitar a zona franca cheia de free shops nas proximidades com a fronteira com o Brasil. Mas todo mochileiro brasileiro que se preza tem uma missão especial em Chuy, que é bater cartão na fronteira com o Brasil, que fica em…Chuí. Aquele mesmo, do Oiapoque ao…Chuí. 🙂

No mais, a cidade não tem grandes atrativos e é mais um ponto de descanso para quem está no trânsito entre os dois países. O balneário mais próximo é Barra del Chuy que fica a 15 km de distância do Centro de Chuy, onde além de praias há a Lagoa Merin, um ótimo ponto para fotografia, em especial de pássaros costeiros.

Etnico Hostel

As áreas comuns do hostel ficam no andar de cima e são muito aconchegantes. O café da manhã é muito bom e um dos pontos fortes da casa. Há coisas interessantes pintadas e penduradas na parede e cada quarto tem um banheiro privativo. As camas são limpas e confortáveis e todos os quartos possuem WiFi disponível. Os donos são incrívelmente hospitaleiros e acolhedores.

etnico hostel

 

+MAIS: Conheça mais hostels em Chuy

 

FINALIZANDO…Tá aí a nossa seleção com os hostels mais tops, nas melhores cidades para mochilar no nosso vizinho mais cool da atualidade, o Uruguai. Como a gente quer mais é que as dicas se multipliquem e melhorem a experiência de quem vai por o pé na estrada, se você também tem uma boa dica de hostel em Montevidéu ou nas vizinhanças pra somar com as nossas, compartilha com todo mundo lá nos comentários!

Toda vez que você utiliza os serviços dos nossos parceiros através dos links disponibilizados aqui no site, nós ganhamos uma comissão por ter colocado você em contato com eles. Isso não gera nenhum custo adicional no preço final do serviço e de quebra você ajuda o blog a crescer e se manter.

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos. 11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.