Pinguins na Patagônia | 4 Reservas para você visitar

Pinguins na Patagônia | 4 Reservas para você visitar

Seja na Patagônia Chilena ou na Patagônia Argentina, a chegada da primavera no hemisfério sul, em meados de Setembro, traz de volta à região milhares de pinguins proporcionando aos viajantes a oportunidade um contato muito especial com a natureza. Os machos chegam primeiro, mas não demora muito tempo até que as fêmeas se juntem aos seus fiéis companheiros de vida (reza a lenda que os pinguins são monogâmicos) para o honroso dever da reprodução. E eles continuam por ali por todo o verão até que os filhotes possam aprender a nadar e crescer o bastante para, ao final de março, acompanhar os pais em sua longa jornada rumo ao norte.

Na Patagônia Chilena, existem 3 colônias de acesso relativamente fácil e que você pode visitar partindo de Punta Arenas, principal cidade à beira do Estreito de Magalhães: Isla Magdalena, Seno Otway e Isla Tucker. Cruzando a fronteira rumo à Patagônia Argentina, você encontra a pinguinera de Cabo Virgenes, acessível a partir da pouco movimentada Río Gallegos.

pinguins isla magdalena

Isla Magdalena (Hector García/Creative Commons)

Isla Magdalena é disparada a colônia de pinguins mais visitada na Patagônia Chilena. A ilha possui em média 120.000 pinguins magalhânicos espalhados por toda a sua extensão e, dependendo da agência, a visita também inclui uma aproximação (não é permitido desembarcar) com a Isla Marta, que abriga cerca de 1000 leões marinhos e outras aves como cormorões e gaivotas austrais. Indo pela Comapa, a aventura começa no Terminal Tres Puentes e custa 30000 pesos chilenos, o que inclui a travessia de ferry e a tarifa de entrada na ilha. A Solo Expediciones realiza a travessia do Estreito de Magalhães em botes zodiac saindo de um píer privado e o preço é de 45000 pesos, o que inclui o traslado de ida e volta do hotel até o píer, a travessia e a entrada na ilha.

Praticamente todas as agências de turismo de Punta Arenas oferecem saídas diárias para Seno Otway, que geralmente ocorrem no final da tarde, dado que é nesta parte do dia que os pinguins retornam da pescaria nossa de cada dia. A colônia está a aproximadamente 65 km do centro de Punta Arenas e o trajeto até lá dura cerca de 1 hora, após as vans pegarem todos os passageiros nos seus respectivos hotéis. Seno Otway é uma colônia praiana que abriga cerca de 11.000 pinguins, e se localiza dentro de uma propriedade privada que fica aberta de 15 de outubro até o final de março, época em que é possível ver os pinguins por lá. A entrada custa 4500 pesos chilenos e também há a cobrança de 1000 pesos por pessoa para utilizar a estrada particular que leva até lá.

seno otway pinguins patagonia

Pinguins em Seno Otway – Foto: Arquivo pessoal

A visita à Isla Tucker, que abriga em torno de 20000 pinguins, só é possível para quem está a bordo do cruzeiro que liga Punta Arenas à Ushuaia, operado pela Australis. Na atual temporada, só é possível chegar à ilha através da rota “Fiordes da Terra do Fogo” que liga as duas cidades em um roteiro de 4 noites. As tarifas da próxima temporada começam em US$ 1440 para esta rota. Mais informações no site da Australis.

Cabo Virgenes é o ponto que marca a saída mais oriental do Estreito de Magalhães, e é lá que fica a segunda maior colônia de pinguins da América do Sul (a maior é a de Punta Tombo, em Puerto Madryn, na parte mais ao norte da Patagônia Argentina) com aproximadamente 200.000 pinguins. A cidade mais próxima é Río Gallegos, que fica a aproximadamente 130 Km de Cabo Virgenes, e de lá você pode chegar na pinguinera pagando por um tour em alguma agência no centro ou alugando um carro e dirigindo por cerca de 2 horas e meia em uma estrada de rípio. O valor do tour depende da quantidade de pessoas dispostas a ir ao local e pode variar de 600 (+ de 11 passageiros) a 2200 (1 passageiro) pesos argentinos. A entrada no parque custa 15 pesos argentinos.

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos. 11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.