Santiago - Visita ao Estádio Monumental e Museo Colo Colo

Santiago – Visita ao Estádio Monumental e Museo Colo Colo

Para quem está curtindo uns dias em Santiago e, assim como eu, é fanático por futebol, vai uma sugestão pra uma fuga rápida dos pontos tradicionais da cidade. Sempre que eu visito uma cidade, uma das coisas que me diverte é conhecer os estádios, comprar camisas e se possível, assistir um jogo entre clubes locais (me julguem! hehe). E depois de visitar o Estádio Nacional de Chile, onde a seleção manda seus jogos, fui ao “Estádio do Cacique” para uma despretensiosa visita ao único museu relacionado a futebol em todo o Chile e casa formadora de grandes craques como Alexis Sanchéz, Valdívia, Tapia, Sierra e nada mais, nada menos que Iván “El bam bam” Zamorano.

Pra começo de conversa, se você tiver a sorte de assistir um jogo no Monumental, compre sua entrada para o “Setor Oceano”, para poder curtir o jogo com a vista sensacional dos Andes.

Veja todos os nossos posts sobre Santiago do Chile

20131026_130739

Futebol com vista para os Andes. Nada mal! 🙂

Em relação à visitação, o Estádio fica aberto nos dias em que não há jogos e estão disponíveis duas opções de tour: O museu, que fica no setor oceano da arquibancada e dá uma visão boa do estádio, e o “Paseo Monumental” que é o tour guiado e completo pelo estádio, em que você pode conhecer setores emblemáticos do estádio como o “túnel de campeones” que dá acesso ao gramado David Arellano, o vestiário da equipe principal, o “Memorial David Arellano” e, também o museu. Infelizmente, no dia em que fui, só o Museu e a Tribuna Oceano estavam disponíveis, o que ainda assim foi uma grande experiência.

Com seus 250 m² de história, os maiores expoentes do museu são os elementos da história da fundação do clube, (Liderada por David Arellano que, além de fundador, foi jogador, artilheiro, capitão e literalmente deu sua vida pelo clube, quando na primeira excursão do Colo Colo pela Europa, perdeu sua vida após um choque violento com outro jogador. Fato que faz com que o clube jogue com uma faixa negra permanente sobre o escudo em suas camisas), da conquista da única Taça Libertadores da América de um clube chileno e dos 30 títulos nacionais que fazem do Colo Colo o clube mais vencedor do país.

De quebra, o museu ainda conta com uma pequena sala de cinema, na qual é exibido o documentário “Ídolos y Caciques” que conta de forma única a história do maior clube chileno, o “Eterno Campeón” Colo Colo e também com uma pequena lojinha com camisas e outros artigos a preços bem justos. E óbviamente, não perdi a oportunidade de aumentar a minha coleção de camisas.

Fui bastante cativado pela história deste grande clube sulamericano e sua torcida durante minha estadia em Santiago e me arrisco a dizer que esta foi uma das maiores experiências que o futebol me proporcionou.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Estádio Monumental David Arellano – Avenida Marathon, 5300 – Comuna de Macul – Santiago

COMO CHEGAR: A forma mais fácil de chegar é através da linha vermelha do metrô e soltando na Estación Pedrero, que fica a poucos metros do estádio. É possível ir de ônibus também, mas além de ser pouco prático, por conta do metrô de Santiago ser tão abrangente e rápido, você só consegue utilizar o serviço se portar a “tarjeta bip!”, que é o cartão de passagem utilizado por lá. Se ainda assim você optar por ir de ônibus, clique aqui para ver a relação de linhas que passam próximas ao estádio. Segue a localização no mapa abaixo:

HORÁRIO E PREÇOS

MUSEU:

  • Horário: De 11:00 até as 18:00 horas.
  • De Quarta a Sexta-Feira: 2000 CLP (1000 CLP para menores de 12 anos e idosos)
  • Sábado, Domingo e feriados: 3000 CLP (2000 CLP para menores de 12 anos e idosos)

PASEO MONUMENTAL (Tour pelo Estádio, incluindo o Museu):

  • Horário: Um às 12:00 hrs e outro às 15:00 hrs.
  • De Quarta a Domingo: 4.000 CLP (2.000 CLP para menores de 12 anos e idosos

OBS: Crianças menores de 4 anos não pagam.

Para o Tour e o Museu, as entradas são vendidas no local. Caso deseje assistir algum jogo no monumental, consulte aqui a lista de postos de venda.

Boa Viagem! 🙂

Engenheiro Bioquímico por formação, Carioca por vocação, 30 anos. 11 em cada 10 sonhos seus envolvem nomadismo e lugares pouco convencionais ao redor do mundo. Uma hora ele acaba realizando.